terça-feira, 29 de março de 2011

CIRURGIA PLÁSTICA E EMAGRECIMENTO

Muitas pessoas que se encontram acima do peso ideal procuram perder peso para melhorar sua condição de saúde, de estética e auto-estima. Esta busca, muitas vezes pode ser gratificante, mas árdua, sofrida, com frustrações e recorrência.


Inicialmente quando a pessoa apresenta um sobrepeso, orientamos a reeducação alimentar com o auxílio de médicos especialializados, nutricionistas, psicólogos e também a prática de atividades físicas esportivas sob orientação de profissionais como preparadores físicos e fisioterapeutas. Sente-se estimulada conforme os resultados aparecem, apesar do grande sacrifício e força de vontade exigida nesta fase. Após um período, o que era sacrifício torna-se hábito e mais prazeroso à medida que os resultados continuam visíveis.


Cada pessoa tem uma tendência genética de depositar gordura em determinadas regiões, como abdome, culotes, flancos, coxas, mamas, tórax, braços e papadas, por exemplo. Boa parte desta gordura de depósito, infelizmente não apresenta os receptores hormonais que a fariam transformarem em energia quando necessário, ou seja, não serão “queimadas”, apenas reduzirão o volume das células. A partir de então, a perda de peso passa a ser mais lenta e com pouco benefício estético. É neste momento que as recaídas acontecem, pois apesar de todo esforço realizado, os resultados demoram mais a aparecer, à custa de mais dedicação, o que pode gerar uma falta de ânimo para continuar. O apoio multidisciplinar neste instante é muito importante e pode estar indicada uma cirurgia plástica que removerá parte dos excessos da gordura de depósito, proporcionando um melhor contorno corporal com melhora da auto-estima, mantendo assim o paciente estimulado para continuar o emagrecimento. Ao final do processo, outras cirurgias plásticas podem ser realizadas para um maior ganho estético.


Em outro grupo, indivíduos que apresentam obesidade com indicação de Cirurgia Bariátrica, quando submetidos, apresentarão grande perda de peso que ao se estabilizar em média um ano e meio após a cirurgia, possuirão grande flacidez e excesso de pele que pode eventualmente gerar novos transtornos psicológicos devido à desarmonia estética, principalmente quando despida. Então para a finalização de um processo e ínicio de uma nova fase da vida, muitos serão submetidos às cirurgias plásticas para harmonização corporal e psicológica. Cirurgias estas que apresentam algumas particularidades: por serem de grande porte deve ser operada uma região por vez, (salvo raras exceções), em ambiente hospitalar com internação de um a dois dias em média para maior segurança e qualidade. Freqüentemente a primeira é a plástica do abdome onde se remove os excessos de pele e gordura (também do púbis se indicado), além do tratamento da parte muscular. Pode ter como resultado final apenas uma cicatriz ao redor do umbigo e outra na dobra inferior do abdome ou uma cicatriz em forma de âncora, ou seja, somando-se uma cicatriz vertical passando pelo umbigo (onde muitos já possuem uma cicatriz da cirurgia bariátrica, se esta não foi realizada por videolaparoscopia). Ainda se eventualmente apresentar hérnia poderá ser corrigido no mesmo momento da plástica abdominal, que terá sua indicação em âncora ou não durante avaliação pré-operatória, considerando-se critérios como grau de emagrecimento, condição da musculatura abdominal, presença de cicatrizes e desejo da paciente. São também realizadas cirurgias plásticas das mamas, das coxas, dos glúteos, dos braços, da face e pescoço, priorizando o que mais incomoda. Devido a grande flacidez de pele, gordura e cicatrizes, estes pacientes estão mais sujeitos a pequenos procedimentos cirúrgicos para correção de irregularidades.


É muito gratificante participar deste processo multidisciplinar que envolve um longo período de dedicação de todos, principalmente do próprio paciente que ao final do emagrecimento e das cirurgias plásticas, possa gozar de boa saúde e equilíbrio estético para a busca de sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário